Bom dia!

Federação Portuguesa de Aeromodelismo

A FPAm

Categorias e classes

O Aeromodelismo tem muitas Categorias e Classes distintas, correspondentes aos diversos tipos de voo, de comando e de propulsão e, aos diferentes objectivos que determinam a razão da existência de tantas classes.

Considera-se Categoria um agrupamento de classes com um tipo de voo, de comando ou de propulsão similares.

Considera-se Classe cada um dos agrupamentos de uma determinada Categoria, em que exista um objectivo pré-determinado, razão fundamental da existência, em que os modelos têm características definidas e regras técnicas para executar uma missão.

Existem as Categorias definidas pela FAI ( Fédèration Aeronautique International ) e dentro destas as Classes internacionais, também designadas Classes FAI, em que as regras técnicas são definidas e aprovadas em plenário dos países associados.

Em Portugal existem, dentro das categorias definidas pela FAI, classes nacionais, com objectivos e regras técnicas definidas e aprovadas em Assembleia Geral de Clubes.

Estas classes nacionais pretendem satisfazer o gosto de muitos praticantes, ou, são criadas com a intenção de formar patamares na prática de determinadas classes FAI, normalmente muito exigentes em termos de material e de treino e, que se rotulam de alta competição.

Proporciona-se, assim, ao praticante, um modo de evoluir na classe, que lhe possa determinar a entrada na classe FAI respectiva, por passos seguros e consecutivos, com objectivos renovados.

Se o objectivo do praticante não se prende com a alta competição, então ele poderá encontrar uma classe intermédia onde poderá evoluir até a desenvolver com eficiência, sem a exigência em material e treino das classes finais.

Contactos

© Federação Portuguesa de Aeromodelismo, 2013 - 2018